Brsão da aldeia de Vale das Éguas «Sabugal»

Brsão da aldeia de Vale das Éguas «Sabugal»

domingo, 17 de julho de 2011

Vale das Éguas retratado em painel


Vale das Éguas retratado em painel
é o maior do distrito da Guarda. A obra é alusiva à aldeia e tem 4,70 metros de largura por 4,20 metros de altura.

O artista Eugénio Macedo, que já tem inúmeras obras com a sua assinatura espalhadas por todo o país, foi o responsável pela escultura que demorou aproximadamente “quatro meses a ser concluída”, como confidencia. “Foi um trabalho exigente que demorou algum tempo a ser concluído”, diz. O painel, segundo o artista, “vai tornar-se um ponto de interesse e vai chamar pessoas ao local.

Quando questionado sobre o resultado final, Fernando Proença, mostra-se satisfeito com a obra e refere a importância de “ainda não existir nada igual na aldeia”. “Por enquanto toda a gente diz que está uma maravilha”, diz orgulhoso da obra o presidente.

Fernando Proença, presidente da Junta de Freguesia de Vale das Éguas, preocupou-se em por fim “à lixeira que anteriormente estava no local onde foi posto o monumento” e para dessa forma poder dar aos habitantes da sua aldeia e aos que por ali passam uma “entrada mais bonita da freguesia”.

A escolha de Eugénio Macedo, deve-se a este já ter realizado outras obras na freguesia e por apreciar o trabalho feito pelo escultor.

A freguesia de Vale das Éguas, situada num vale, deve o seu nome, por rezar a história que os habitantes de uma vila antiga mandavam as suas éguas para o vale, onde se encontra agora a aldeia em questão. O brasão da freguesia conta com o escudo em azul, com duas éguas douradas e uma árvore, carregada de faixeta verde. É constituída ainda por uma coroa mural de prata de três torres e o listel branco, com a inscrição “Vale das Éguas” a preto. É toda esta associação de elementos singulares da aldeia que estão referenciados no painel.



Por: Cinco Quinas


2011-07-14